quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Drink Less, Drink Better.

Foi isso que disse Maurício Beltramelli ontem , na sua visita ao 'The Basement'. Particularmente, a palestra superou todas minhas expectativas, seja com o assunto de excelente qualidade, com uma grande pitada de descontração e gargalhadas, seja pela grande variedade de cervejas degustadas no local, as quais estavam inclusas no 'pacote', diga-se de passagem.
Maurício tocou em vários temas, passando pelas escolas cervejeiras ao redor do mundo, história da cervejas, as tão esperadas degustações e harmonizações, e, talvez o tema, que passou meio implícito no meio deles todos, 'Drink Less, Drink Better' ou traduzindo para o bom português, 'Beba menos, beba melhor', e que foi talvez, o mais importante na minha opinião, principalmente para as pessoas que estão começando neste mundo de cervejas diferenciadas.
Em tempos em que cerveja boa é cerveja que desce redonda, não estufa e deve ser servida estupidamente gelada (ou noivinha, como disse o Maurício), eis que começa a voltar a tona o mundo dos cervejeiros artesanais, ou Homebrewers, as pessoas estão começando a parar de procurar cerveja custando R$0,99 cegados pelo preço e pelo 'não estufa', e estão passando a procurar por cervejas mais diferenciadas.
Não vou ficar me enrolando muito por aqui, se não acabo escrevendo mais que o necessário (se é que já não o fiz haha).
Deixo aqui minha grande consideração pela cervejaria Eisenbahn, que talvez foi a cervejaria que causou esta explosão no Brasil pela procura de cervejas de maior qualidade, e pelo Maurício, que está sempre viajando pelo país fazendo palestras, compartilhando de sua grande cultura cervejeira com as pessoas.

Lembrem-se

Bebam Menos, Bebam Melhor.


Por: Felipe Bosini Gressler Baptista

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

#Degustação: Estrella Damm Inedit, ficou no quase.

                           

O legal é que em cada degustação, tem-se uma história a contar, e hoje não foi muito diferente. 

23/02/12 é aniversário de meu querido pai, Roney Baptista, saímos comer uma pizza e depois passaríamos tomar uma cerveja no Bier Vila, talvez um dos únicos lugares da cidade a oferecer uma ótima variedade de cervejas além do 'Figueira' e seu clube da cerveja e 'The Basement', um pub inglês.
Como frequentador assíduo do bar, cumprimentei um dos sócios, e os garçons, e por aí pensei 'Preciso dar algo para ele'. Assim surgiu a ideia desta cerveja como presente, Estrella Damm Inedit.
A cerveja é uma witbier, usa maltes de cevada e trigo e casca de laranja em balanço com o lúpulo. É servida em uma garrafa muito elegante, escura, tipo champagne, mas sem rolha. O líquido é dourado, levemente turvo, com uma espuma que não subiu tanto mas durou bem, de média consistência e média carbonatação.
Nos aromas, notam-se florais, cítricos e casca de laranja, na boca, malte, laranja, leve cravo e leves cítricos no final, mantendo o gosto da laranja por um curto período de tempo.
Pode-se dizer que é mais elegante que saborosa, os aromas impressionam mais que no paladar, o sabor deixa aquela sensação de 'algo mais', e pelo preço, não é uma ótima opção de compra, apesar da alta drinkability.

Por : Felipe Bosini Gressler Baptista

domingo, 19 de fevereiro de 2012

#Degustação : La Trappe Blond, A Autêntica Belga!

Bom, neste exato momento estou degustando esta maravilhosa cerveja. Com certeza sem comparação, melhor Blond que eu já tomei! Os monges trapistas da Holanda têm minha aprovação! Mas chega de enrolação e vamos para a descrição...
Que loira deliciosa e complexa! Muito refrescante mesmo, o aroma floral intenso com um toque leve de cravo deixa água na boca, é possivel sentir um pouco de banana ai também sem deixar de notar a laranja.

Levemente lupulada, amargor refinado. Sabor bem maltado. Cor dourada âmbar, ótima carbonatação. 

Quanto a espuma, cremosa, mas pouco persistente, ainda sim bem volumosa. Temperatura ideal na minha opinião, entre 7º e 9º graus. Já o álcool... 6.5%, bem aparente mas mantem a experiencia. 

Que cerveja boa, bem balanceada, os monges trappistas impressionando como sempre! 

Por: Filipe Ricardo Gadotti

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Cerveja Acompanhada de Boa Amizade !

Uma cerveja se torna ainda mais saborosa quando em boa companhia! E isso se provou ontem, meu aniversário, não existem melhores motivos para enchermos o caneco e deixarmos nossos ancestrais orgulhosos do que celebrar mais um ano de vida, de conhecimentos novos e de experiencia.


Queria em primeiro lugar agradecer aos bons camaradas que compareceram na celebração! 
Demos boas risadas, nos divertimos e fizemos o que 
nós sabemos fazer melhor... degustar cervejas, em especial na minha opinião a Wäls Trippel, a Leuven Dubbel e a Bierland Strong Golden Ale que me surpreendem! Pois bem, aqui estamos até hoje e firmes continuaremos! Fiquei feliz com a presença de todos, e também muito feliz pois não havia UMA latinha se quer de skol, brahma, kaiser ou outras cervejas industriais.Todos tomando somente cervejas decentes! Foi uma coisa linda de se ver!

Se eu for listar aqui todas as cervejas que tomamos e ainda descrever a degustação,faltariam linhas. Então acho que basta dizer que provamos várias e boas cervejas, de todos os estilos e sabores.. belgas, holandesas, americanas, inglesas, alemãs e brasileiras. Desde Pilsen, passando por weizen, dunkel, dubbel, trippel, pale ale, helles, bock, weizenbock, stout, etc. Claras e escuras, doces e amargas!

E queria finalizar lembrando que o que torna esses dias de boas cervejas maravilhosos são vocês meus amigos. Amizade é um valor e um dos mais valiosos! Que o nosso grupo esteja sempre assim, unido, decente e cervejeiro é claro! Um grande abraço a todos!!! 


PROST!
Por: Filipe Ricardo Gadotti

#Degustação: Leuven Dubbel, Elegância e sabor em uma só cerveja !

 Ontem no aniversário de nosso querido amigo Filipe Gadotti, no qual degustamos muitas cervejas boas, tivemos a chance de provar essa cerveja que vem servida numa garrafa de espumante, dando um toque especial a degustação. Sem mais delongas, vamos para a cerveja:

Apresenta uma cor acobreada, com uma espuma bem consistente, que subiu bem e durou sempre até o final. Nos aromas, caem as frutas brancas, puxando quase para as uvas, mas junto notam-se também os toques das especiarias.

Na boca, malte, mel, seguido por um final marcado pelas especiarias que acompanham a receita, acredito que seja pimenta do reino.

Conclusões: Uma cerveja boa, marcada pelas especiarias e bem equilibrada. Merece outras degustações com certeza.



Por: Felipe Bosini Gressler Baptista

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Beer Talk no The Basement


No dia 28 de Fevereiro,estará em Blumenau o cervejeiro Maurício Beltrameli, idealizador do site/ranking de cerveja Brejas e do Bar ,que leva o mesmo nome,localizado em Campinas.Em um evento realizado à partir das 20h no The Basement English Pub,ocorrerá o Beer Talk,uma palestra sobre degustação de cervejas.Creio que será muito interessante,pois estaremos na presença de um grande conhecedor do mundo cervejeiro,em um dos locais mais agradáveis de Blumenau e,é obvio,com cerveja de qualidade. Nós,do Eisenkreuz, somos presença confirmada,e você?

Pra quem não conhece o site do Brejas,com o ranking de cervejas do mundo todo,e também o bar,vale a pena conferir o site http://www.brejas.com.br/. Recomendadíssimo !

Por: Pedro Tiago Berejuk Bueno

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

#Degustação : Trappist Achel Blond



Uma cerveja do tipo Blond Ale, surpreendeu em todos os sentidos, a começar pela espuma que se formou de forma glamorosa, de cor clara, subiu muito bem, com uma média consistência mas que durou até o final, o líquido apresenta uma coloração dourada, e os aromas me lembraram frutas cítricas, na boca, o aspecto frisante por causa da alta carbonatação vem acompanhado por malte, frutados que logo passam para um cítrico junto com uma sensação de calor na boca devido a potência alcoólica da cerveja

Conclusões:


Uma cerveja muito complexa, e apesar do final 'quente', o álcool não se mostra evidente em sabor e caiu muito bem com o belo conjunto, com certeza tomarei outras apesar do preço salgado, R$22,00 em média.



Por: Felipe Bosini Gressler Baptista

Confraternização do Eisenkreuz (04/02/12)

Sábado, dia 4, houve nosso grande churrasco para confraternização, degustações e apreciação de uma boa costela bovina. Todos riram, comeram, suaram (o dia não estava pra lá de fresco), beberam e ninguém saiu descontente ou amargurado, afinal, onde se tem cerveja, há a alegria.




Um salve aos nossos amigos! E a nossa cerveja também...

Por: Felipe Bosini Gressler Baptista

Sejam bem vindos!


Olá. Por meio deste post inauguro o Blog do ''Clube da Cerveja Eisenkreuz'' .

1-Quem somos : Amantes e  apreciadores das boas cervejas,ricas na diversidade de tipos,aromas,sabores e texturas.Qualidades estas não vistas nas cervejas convencionais consumidas pela maior parte dos brasileiros.

2-Objetivo do Grupo : Reunir amigos que apreciam a cultura cervejeira,produzir e degustar as mesmas.

3-Objetivo do Blog : Divulgação da cultura cervejeira bem como das atividades do grupo.

4-Responsáveis pelo Blog : todos os integrantes do Eisenkreuz (Felipe Bosini Gressler Baptista, Filipe Ricardo Gadotti, Gustavo Salavagio e Henrique Demarchi Petters Ferreira e Fábio Müller Otteckir). O autor dos textos terá seu nome ao final do post.Caso o texto seja retirado de algum site,apresentara o link .

Sejam bem vindos !