quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Conheça a XVI Bier Knights. A cerveja colaborativa do festival da cerveja de 2012. Uma Smoked Tripel Hop!

Cervejas colaborativas são, sem dúvidas, uma forma criativa de gerar idéias alucinantes e originais, e também, um jeito de reunir cervejeiros para beber, confraternizar, e o mais importante, brassar! Em 2011, aconteceu o mesmo, algumas cervejarias se reuniram na planta da Das Bier e lançaram a primeira colaborativa, uma Strong Scotch Ale com rapadura, vulgo Wee Heavy, em 2012 a galera veio novamente e desta vez lançou uma Tripel Hop, a 16 cavaleiros.
Cagadas sempre acontecem dentro de cervejarias, e muitas cervejas excelentes nasceram desta forma, quem não lembra da Eisenbahn Pale Ale, que, devido a um processo falho na planta da fábrica, foi alterada para ser produzida da maneira 'errada' por ter ficado mais saborosa. Aqui, um erro na secagem dos grãos do trigo pela fornecedora, gerou notas defumadas no mesmo, o qual passou para o mosto, e aí a confusão começou, 'Aonde tem malte defumado aqui?'. Depois de alguns meses da produção e após um Dry Hopping de Galaxy, nasceu uma Smoked Tripel Hop, sim, Smoked! Talvez uma coisa nunca antes vista para uma cerveja belga, mas ficou bom, até demais!
             A cerveja em sí, apresenta uma cor entre o mel e dourado, turva devido ao dry hopping, espuma de bolhas médias, com boa duração apesar do teor alcoólico (9%), seus aromas são perfumados devido ao fermento belga, o defumado aparece com notas de baixa-média intensidade, seguidos de toques cítricos do galaxy, remetendo a capim limão, limão siciliano, e talvez um pouco de toranja. No paladar nota-se uma cerveja de corpo médio-baixo, o dulçor residual é presente e vem acompanhado do defumado que ganha mais presença agora, e logo é cortado por um leve toque resinoso de lúpulo e muita citricidade, terminando com um final levemente seco e ácido, talvez realçado pelo lúpulo altamente citrico.
Uma breja completamente diferente do que estamos acostumados, mesmo assim, excelente. Não é enjoativa e apresenta ótima drinkability justamente pelo defumado logo ser cortado por paladares mais refrescantes.


quarta-feira, 5 de junho de 2013

Dia Da Cerveja Brasileira - 05.06.13

Hoje dia 05/06, comemoramos o Dia Da Cerveja Brasileira, data criada pelos BBC (Blogueiros Brasileiros de Cerveja) para celebrarmos a nossa cada vez mais crescente cultura da cerveja nacional e todos que fazem parte dela desde beer sommeliers, cervejeiros caseiros, donos de bares até as grandes indústrias.
Como parte deste trabalho estamos fazendo uma grande difusão pelos meios de comunicação além de bares e cervejarias estarem fazendo promoções especiais neste dia. 


Nossa ideia de fazer este dia partiu da inspiração para homenagear um dos maiores ícones da cerveja nacional, o senhor Ruprecht Loeffler. que faleceu em 2011. Este grande trabalho é muito importante pois muitas pessoas que querem apreciar algo além do comercial acabam indo direto para o produto importado quando se esquece que o Brasil é uma potencia quando se fala de cerveja artesanal. Então não somente neste dia, mas como vários outros vamos degustar cervejas de qualidade, marca registrada do mercado brasileiro de cerveja.
Deixo meus parabéns a todos que fazem parte deste mundo!

Curtam a página do Dia Da Cerveja Brasileira e saibam como está indo o movimento no Brasil todo e confiram as promoções especiais dos bares e cervejarias para este dia. 

                 Por Filipe Ricardo Gadotti


sábado, 18 de maio de 2013

#Degustação: Way Avelã Porter, aah os esquilos!

Passado a depressão pós-festival e voltando aceitar a dificuldade de se encontrar cervejas diferenciadas na pequena grande Blumenau, sigo eu blogando e bebendo.
A cerveja da vez é a novata da Way, uma porter maturada com avelãs, já adianto aqui: do C#$%@#&!
Tudo começa com a adorável apresentação da garrafa e seus amáveis esquilos! Em seguida, ao se despejar para o copo, o líquido denso, com coloração marrom profunda forma uma espuma de bolhas largas, consistentes e com boa duração.
Nos nariz, aromas de chocolate ao leite, avelãs e café. Na boca, uma cerveja adocicada, oleosa e extremamente saborosa, a sensação é de estar tomando um suco alcoólico de Nutella, o que antes surpreendia no olfato, passa a surpreender ainda mais no paladar, a avelã, junto com o chocolate ao leite, completam o conjunto desta cerveja muito bem feita. Seu final é macio e longamente duradouro, o sabor da avelã permanece por um longo tempo, e mesmo sendo uma cerveja doce, não é enjoativa. Possui média-alta drinkability e vai harmonizar perfeitamente bem com aquela sobremesa de chocolate!



Ps: Peço desculpas, mas infelizmente perdi a foto da cerveja.

terça-feira, 2 de abril de 2013

Conclusões finais: Festival Brasileiro da Cerveja

Passados os quatro dias do festival, com um público total de quase 30.000 pessoas e mais de 70 estandes, entre cervejarias, importadoras e lanchonetes, deixo aqui minhas notas pessoais sobre o evento geral.

1° : Cervejeiros Caseiros
O que no ano passado foi a menina dos olhos do festival, em 2013 virou o carrasco, alvo de muitas criticas  abertas ao evento, a proibição dos estandes de cervejeiros de panela pelo MAPA deu muito o que falar. Mas, felizmente, ou não, notei uma organização maior em relação ao ano passado, além de um padrão de qualidade maior nas cervejas. Muitos visitantes ano passado, acabaram se deparando com cenas desagradáveis, de garrafas explodindo por erros no primming, ou até de brejas avinagradas devido alguma contaminação.

Estandes da Ambev, num dia movimentado
2° : I Concurso Brasileiro de Cervejas
O que era um projeto para anos posteriores, tornou-se realidade e surpresa para todos, o concurso reuniu apenas cervejas do território brasileiro, e uma bancada de jurados de peso nacional como Juliano Mendes, Sady Homrich e Pete Slosberg.

3° : Cervejas Mainstream
No mercado crescente que temos hoje, as cervejarias ainda precisam de uma cerveja de corpo leve e baixo amargor para dar rotatividade em sua linha mais 'Hardcore'. Porém, o parecer é de que muitas(muitas mesmo) cervejarias ainda investem na famosa Pilsen aguada, excelente para ser servida congelando. Os estandes que mais fizeram sucesso, como já postado em muitos blogs, foram os que fugiram da clássica 'loira gelada' (quase um cadáver) e investiram na diferenciação. Felizmente, encontrei estandes, ainda que poucos, que souberam servir uma Pilsen com deliciosos aroma e amargor de lúpulo. A real é, cervejaria 'artesanal' que só faz cerveja aguada, não vai pra frente.

4° : Inovações
As artesanais apostaram com força na criação de cervejas inéditas neste ano. Foram cervejas de gengibre, abóbora, sem lúpulo, maturadas em avelã e madeiras, tudo o que caberia imaginar, o resultado foi, que, no último dia do festival, quase todos estandes estavam sem garrafas e torneiras, com alguns até fechando mais cedo pela falta de mercadorias. Sucesso total perante um mercado ainda dominado pelas grandes indústrias.
Time blogueiro de peso (literalmente), da esquerda para a direita:
Bruno Couto, Nicholas Bittencourt,
Marcio Beck, Felipe Baptista , Fabian Ponzi 

5° : Público Geral
Com um aumento de 25% no número visitantes, e um público total de quase 30.000 pessoas, o festival de Blumenau provou que o movimento das cervejas feitas artesanalmente está ganhando força e veio para ficar. Enquanto estandes como Antárctica e Stella apresentavam-se vazios ao longo do evento, a ala artesanal mostrava um público imenso, sedento por sabores, aromas e variedades. O Brasil sofre hoje, o que os EUA passou 30 anos atrás, então é de se esperar que eventos assim como o de Blumenau comecem a aparecer ao longo do país, com públicos cada vez maiores.



terça-feira, 12 de março de 2013

#Degustação: Hofbräuhaus Dunkel

A famosa cervejaria de munique, pertencente ao estado da baviera, e fundada pelo duque Guilherme V, hoje é uma das mais famosas do mundo. Com quase cinco séculos de tradição, produz    talvez os melhores exemplares de cervejas da escola alemã. A Hofbräuhaus Dunkel é uma delas.
Primeiramente a cerveja apresenta coloração marrom escuro, muito límpida, sua formação de espuma é boa, com bolhas pequenas dando a impressão de um creme, infelizmente com pouca retenção, ficando apenas meio dedo conforme os goles
As notas de lúpulo são bem evidentes e refrescantes no aroma, o chocolate e café aparecem ao fundo. Tem um paladar lupulado, com o chocolate e o café ganhando um pouco mais de potência, conferindo um agradável equilíbrio de sabores. A cerveja termina com um final de amargor persistente e agradável.      
            Hoje começo a respeitar a escola alemã, por suas cervejas extremamente saborosas e refrescantes, vale outra degustação certamente!

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Preparação para o Festival da Cerveja de Blumenau: Dicas hoteleiras e gastronômicas.

Entrando em fevereiro, começam, para alguns, os preparativos para a vinda ao Festival da Cerveja. E aqui, poderão encontrar algumas dicas de hotelarias, assim como restaurantes e bares.

Hotelarias:
Foram escolhidos hotéis com uma distância máxima de 4,0 km de distância do local do evento. Existem outras opções hoteleiras mais distantes, mas serão selecionadas apenas as mais próximas. Para os mais aventureiros, há também a opção de ir de ônibus até o evento, e o Google maps facilita muito a tarefa, pois mostra qual ônibus, onde pegar e o local que deve desembarcar.

Blu Terrace Hotel
Rua Mariana Bronnemann, 230,
Fone: (47) 3037-1012
http://goo.gl/maps/Xh9RY

Himmelblau Palace Hotel
Rua Sete de Setembro, 1415
Fone: (47) 3036-5800
http://goo.gl/maps/PlXy9

Plaza Blumenau Hotel
Rua Sete de Setembro, 818
Fone: 0800-70-75292
http://goo.gl/maps/Up2k3

Hotel Mansiones
Rua Padre Jacobs, 45
Fone: (47) 3037-3761
http://goo.gl/maps/LxG5m

Hotel Ibis
Rua Paul Hering, 67
Fone: (47) 3221-4700
http://goo.gl/maps/kpzK1

Hotel Glória
Rua Sete de Setembro, 954
Fone: (47) 3326-1988
http://goo.gl/maps/Sc0ro

Hotel Pousada 15
Rua Quinze de Novembro, 1290
Fone: (47) 3322-8328
http://goo.gl/maps/EK2y8

Hotel Rex
Rua Sete de Setembro, 640
Fone: (47) 3326-5877
http://goo.gl/maps/8kU5r

Grande Hotel
Alameda Rio Branco, 21
Fone: (47) 3326-0145
http://goo.gl/maps/LBhd2

Hotel Hermann
Rua Mal. Floriano Peixoto, 213
Fone: (47) 3322-4370
http://goo.gl/maps/eRQhK

Lembrando novamente, que não são os únicos hotéis da cidade, cabendo ao leitor, caso seja conveniente, procurar por outra opção. Apenas cito aqui os mais recomendados pelas pessoas que visitam a cidade.

Gastronômia:

Para poderem desfrutar além dos bares presentes na Vila Germânica, foi feita uma seleção de bares e restaurantes que aliam uma comida saborosa às cervejas de qualidade.

The Basement:
Possuí uma vasta variedade de cervejas artesanais e uma ótima carta de vinhos, além de ótimos chefs de cozinha que garantem uma comida de excelente qualidade. Exatamente ao lado do Hotel Ibis.
Rua Paul Hering, 35
Fone:(47) 3340-0534
http://goo.gl/maps/aH9qY



Restaurante Figueira:
Quem aprecia um bom churrasco, não pode deixar de visitar o Figueira, o qual assa suas carnes ao melhor estilo uruguaio e apresenta uma extensa carta de cervejas e vinhos. Além de um dos melhores ambientes da cidade, fica muito próximo à Vila Germânica.
Rua Mariana Bronnemann, 527
Fone:(47) 3035-3710
http://goo.gl/maps/nyzXx




Ristorante Nonna Conceta:
Para os amantes da culinária Gaúcha, o Nonna Conceta é um prato cheio! Com um ambiente aconchegante e simples, seu rodízio de massas caseiras, polenta e galeto, são uma verdadeira atração à parte na culinária da Cidade!
Rua Engenheiro Paul Werner, 936
Fone:(47) 3037-3548
http://goo.gl/maps/wJVgT



Funiculí Funiculá Pizza e Pasta:
Que tal uma Pizza? ou quem sabe um rodízio de massas caseiras? O Funiculí é um restaurante unicamente italiano! Recebendo o prêmio 'Marchio Ospitalità Italiana', concebido anualmente aos melhores restaurantes Italianos na Itália e no mundo.
R. Hermann Hering, 532
Fone: (47) 3037-2901
http://goo.gl/maps/wpNVY



SpitzBier Bar & Choperia:
Apreciar a vista da cidade à beira do rio é um prazer para poucos. Além de contar com uma boa variedade de cervejas nacionais e importadas e música ao vivo. Que tal ver o sol se por enquanto toma uma cerveja artesanal?
Rua Uruguai, 111
Fone: (47) 3488-5040
http://goo.gl/maps/zbIr4

















Pepper Jack:
Comida americana é fast food? Sim, e não. Mas os hamburgers aqui, definitivamente são os melhores, ainda mais quando comidos com uma cerveja de qualidade no copo! Seja americano por um dia, e coma um hamburger lá!
Rua Joinville, 148
(47) 3041-2922
http://goo.gl/maps/WLCIU
















El Burrito:
Jo no hablo en español... un momento. Que Diablos! Sim, o bar é temático mexicano, quem quiser comer uma boa comida mexicana, é só dar um pulinho no El Burrito para provar o melhor sabor latino!
Rua São Paulo, 1280
(47) 3041-3555
http://goo.gl/maps/yxXrU

domingo, 23 de dezembro de 2012

#Degustação: DaDoBier Lager

Com a chegada do verão, passamos a deixar na adega as boas e velhas Imperial Stouts e Barley Whines e passamos a adotar cervejas de corpo mais leve e paladar mais refrescante. E isso significa que o consumo das loiras geladas aumenta consideravelmente, o que tenho na minha mão aqui é uma das primeiras cervejarias artesanais do País, a queridinha dos gaúchos depois da Polar, DaDoBier Lager.
Quando servida no copo, apresenta uma cor d'ouro, espuma duradoura com bolhas médias e alta carbonatação aparente.
No aroma aparecem leves notas de malte, biscoito e um floral de lúpulo bem escondido. Ao passar para a boca, uma cerveja 'apimentada' devido a alta carbonatação, um toque de malte bem ao fundo, com um final seco e refrescante.
A proposta da cerveja é essa, refrescar. Porém, é uma boa pedida para quem quer fugir dos 'sucos de milho alcoólicos', por apresentar um preço relativamente baixo e um sabor relativamente acima da média da massa.

sábado, 8 de dezembro de 2012

Conheça os vencedores do Prêmio Destaques 2012 do BBC

O BBC – Blogueiros Brasileiros de Cerveja, grupo do qual orgulhosamente faço parte, acaba de escolher os vencedores do seu Prêmio Destaques 2012. Os integrantes do grupo foram convocados a votar nos seus preferidos desse ano que está acabando em 6 categorias: Lançamento, Cervejaria, Comunicação, Inovação, Menção Honrosa Melhor Importação e Menção Honrosa Acontecimento Cervejeiro.

Sem mais delongas, vamos aos vencedores:
Clique aqui e acesse a planilha com os votos abertos.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

BBC lança Prêmio Destaques 2012


Clube da Cerveja Eisenkreuz, como integrante do BBC - Blogueiros Brasileiros de Cervejaestá participando da organização e votação da mais nova premiação brasileira de cervejas. Confira o comunicado oficial e entenda como está sendo o processo de votação.

Homenagem terá seis categorias e a divulgação dos vencedores será na sexta-feira (7/12).

Depois da campanha online #cervejadeverdade e do Dia da Cerveja Brasileira, os Blogueiros Brasileiros de Cerveja (BBC) decidiram prestar suas homenagens àqueles que estão na linha de frente do mercado nacional: cervejarias, lojas especializadas, importadores… Enfim, aos que têm tornado possível que o público caminhe em direção ao ideal que propagamos, de beber menos e beber melhor, e de fazer com que cada cerveja bebida seja uma experiência única.
A partir deste ano, o grupo organizará também o Prêmio Destaques do Ano BBC, que elegerá por livre escolha, (sem lista de indicados) dos blogueiros, os melhores em seis categorias: LançamentoCervejaria,ComunicaçãoInovação, e as menções honrosas de Melhor Importação e Acontecimento Cervejeiro.
Blogueiros que mantenham qualquer tipo de atividade comercial relacionada a uma categoria ficarão impedidos de votar nestas categorias. Nas demais, não haverá impedimento. Os nomes dos vencedores serão divulgados no dia 7 de dezembro (sexta-feira), por meio dos blogs participantes.
Até a edição de 2013, os vencedores poderão adotar um selo eletrônico desenvolvido especialmente pelos BBC para marcar a escolha.

CATEGORIAS

LANÇAMENTO
Cerveja, independentemente de estilo, desde que registrada pelo Ministério da Agricultura e comercializada pela primeira vez entre 1°. de janeiro e 30 de novembro de 2012, que se destaque na avaliação dos jurados, em qualidade, aromas e sabores.
CERVEJARIA 
Cervejaria, independentemente de porte, desde que registrada pelo Ministério da Agricultura, que se destaque na avaliação dos jurados devido à qualidade dos produtos e a ações de propagação da cultura cervejeira.
COMUNICAÇÃO
Cervejaria, independentemente de porte, desde que registrada pelo Ministério da Agricultura, que se destaque na avaliação dos jurados em relação ao uso das ferramentas de comunicação voltadas para o público e para a mídia especializada.
INOVAÇÃO
Contribuição de caráter inédito, de pessoa ou empresa, para o desenvolvimento do meio cervejeiro, seja novo método de produção, produto, modelo de negócios, etc.
MENÇÃO HONROSA MELHOR IMPORTAÇÃO
Prêmio simbólico para a cerveja estrangeira regularmente importada, sob responsabilidade de uma distribuidora juridicamente constituída, que se destaque na avaliação dos jurados, em qualidade, aromas e sabores.
MENÇÃO HONROSA ACONTECIMENTO CERVEJEIRO
Prêmio simbólico para os demais aspectos do meio cervejeiro, como eventos e produtos de divulgação da cultura cervejeira.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

#Degustação: König Pilsener

Há tempo que não comprava uma Pilsen para fazer uma degustação, devido ao meu paladar que aprecia cervejas mais perfumadas e complexas. Esta foi um presente de aniversário de meu amigo Fábio, novo membro do clube, e grande apreciador da escola alemã.
A cerveja foi realmente uma verdadeira surpresa, mostrando que ainda tenho muito o que aprender com as pilseners alemãs! 
Dona de um líquido amarelo-dourado, de alta carbonatação e corpo leve, com uma espuma branquíssima de bolhas médias e alta duração, que deixava marcas espessas no copo, quase um belgian lace. No nariz, um aroma que apresentava notas de biscoito, levíssimos toques maltados e um agradável aroma de lúpulo nobre, remetendo a um floral, muito refrescante!
Na boca, uma cerveja seca, de alta carbonatação, com toques maltados longos e um amargor muito limpo do lúpulo, levemente apimentado e longamente amargo, uma delícia!
Uma cerveja que surpreende pelo seu paladar limpo, leve e refrescante, alta drinkability e um ótimo custo-benefício!

Por: Felipe Bosini Gressler Baptista