domingo, 29 de abril de 2012

#Degustação: Brooklyn East India Pale Ale

As India Pale Ale, mais conhecidas como IPAs, surgiram em meados do século XIX devido as colônias inglesas  instaladas na Índia. Já sabia-se das propriedades bacteriófagas do lúpulo e do álcool, e como a maioria das Pale Ale chegavam estragadas, decidiu-se adicionar uma dose a mais de lúpulo, e também aumentar seu teor alcoólico, justamente para a cerveja aguentar ao grande período de viagem.
O que temos hoje aqui é uma East India Pale Ale da cervejaria Brooklyn. No copo, uma cor acobreada muito bonita com uma espuma branca, consistente, que subiu bem e durava sempre até o final. Já no nariz, uma sensação deliciosa dos lúpulos florais, remetendo aos pinheiros, toques cítricos leves, nota-se um pouco do álcool mas sem destoar o conjunto, e um malte em segundo plano, levíssimo.
Ao passar para a boca, outra grande experiência, os cítricos ganham força, agora sobrepondo os florais, o álcool fica mais perceptível conforme a cerveja esquenta, e sempre um malte como segundo plano.

É uma cerveja mais agressiva, devido as altas cargas de lupulo e maior teor alcoólico (6,9%), mas para quem realmente aprecia uma boa IPA, esta é uma ótima representante, e é bom sempre ter uma ou duas na geladeira.


Por: Felipe Bosini Gressler Baptista

Nenhum comentário: