sexta-feira, 30 de março de 2012

#Degustação: Way Cream Porter, cerveja com aveia? pois é, Cream Porter.


Criadas na Inglaterra, eram vastamente utilizadas nos portos pelos marinheiros como uma segunda refeição. Quase foram extintas e ressurgiram no século passado, as porters são uma versão mais suave das Stouts, e esta 'Way Cream Porter' recria muito bem o estilo, utilizando aveia na receita, apresentando uma coloração marrom escura, muito profunda, com um líquido denso e oleoso, acompanhada de uma espuma com bolhas pequenas, que subiu bem e que durou até o final com quase sempre meio dedo de espessura. Nos aromas, café e chocolate muito bem apresentados, com o chocolate sobressaindo. Na boca, chocolate e café aparecem novamente, com um final levemente seco, com um líquido marcante e aveludado, desce muito bem, ficando marcada a sensação de se tomar um óleo.


Uma excelente cerveja, seja em aromas, paladar ou até embalagem. Uma ótima opção para se ter na geladeira para apreciar com uma barra de chocolate ao lado.

Por: Felipe Bosini Gressler Baptista

quarta-feira, 28 de março de 2012

Carta de Intenções dos Blogueiros de Cerveja.

Durante o Festival Brasileiros de cerveja, ocorreu a primeira reunião dos blogueiros brasileiros de cerveja, onde foi entrado em um consenso sobre alguns códigos de conduta e ações conjuntas, para garantir o crescimento saudável, e principalmente, com qualidade do grupo. E com isto foi redigida uma carta com nossas intenções, a qual está escrita abaixo.

HISTÓRICO


A atividade cervejeira no Brasil está vivendo uma revolução que começou há cerca de dez anos. As importações de cervejas especiais aumentaram significativamente, cervejarias artesanais vem conquistando uma fatia importante do mercado – ainda que em comparação com as cervejarias de massa seja uma fatia pequena – e os cervejeiros caseiros estão proliferando velozmente e alcançando um nível de excelência na produção comparável ao de países com grande tradição nesta área.

Desde meados da década passada, um grupo de entusiastas acompanha de perto e documenta por meio da internet este processo, publicando cotidianamente ideias, informações e opiniões sobre as mudanças que assistimos neste setor no país. Trata-se de um grupo diversificado em pensamento e ação, que reúne profissionais dos mais diversos ramos do saber, unidos pela paixão por cervejas de qualidade: os blogueiros de cerveja.

Suas palavras alcançam um número crescente de leitores sedentos por saber mais sobre uma das bebidas mais antigas conhecidas pela humanidade. Por isso, influenciam um número também crescente de profissionais de mídia acostumados a lidar apenas com as gigantes cervejeiras globais que, por longos anos, mantiveram domínio absoluto do mercado.

Conscientes de seu papel na difusão da cultura cervejeira no Brasil, após realizarem trabalhos conjuntos para medir a amplitude deste movimento e desenvolverem um fórum online de debates, os blogueiros começaram a se organizar efetivamente em 2011. O presente documento tem a intenção de propor os pontos de convergência dos pensamentos dos integrantes – profissionais e amadores – deste grupo, e propor linha gerais de atuação que reflitam suas preocupações comuns.

PRINCÍPIOS


Os Blogueiros Brasileiros de Cerveja (BBC) entendem que a divulgação da cultura cervejeira e a análise do mercado cervejeiro devem obedecer a princípios fundamentais de ética, liberdade de expressão e responsabilidade.

Sendo assim, os integrantes do BBC passam a assumir perante o público os seguintes compromissos:

- De fornecer informações e opiniões isentas de influências comerciais indevidas, devendo ser expressas claramente quaisquer condições de produção do material que possam afetar essa isenção;

- De incentivar, em suas manifestações online e offline, o consumo responsável de bebidas alcoólicas;

- De identificar, sem exceções e com o devido destaque, a autoria e a fonte dos materiais (textos, vídeos, imagens) usados que não sejam de produção do responsável pelo blog e seus eventuais colaboradores;

- De indicar de forma objetiva, adotando quaisquer abordagens e nomenclaturas que julgarem convenientes, a forma de produção das cervejas apresentadas em resenhas e reportagens, distinguindo nitidamente as bebidas caseiras das comerciais;

- De adotar práticas condizentes com as boas intenções expressas neste documento, buscando o convívio harmonioso e o fortalecimento da união de esforços com os demais integrantes do grupo.

AÇÕES


Para identificar os blogs administrados em concordância com os princípios desta declaração, o grupo adotará um selo que será conferido, posteriormente, aos blogueiros que manifestarem vontade de agir de acordo com tais princípios, e deverá ser mantido por estes enquanto isto ocorrer.

Os blogs reunidos sob esta organização buscarão realizar ações conjuntas em prol da difusão da cultura cervejeira no país, que podem tomar a forma de campanhas, eventos, e quaisquer outros meios considerados compatíveis com os ideais expostos neste documento.

Tais ações poderão ser definidas e desenvolvidas por quaisquer dos integrantes do grupo, devendo ter o apoio dos restantes na medida do que estes considerarem pertinente.

Blumenau, Santa Catarina, 24 de março de 2012

ASSINADO:
(em ordem alfabética, com nome completo, seguido de nome do blog e URL)

Alexandre Bratt
CluBeer (http://www.clubeer.com.br/blog)

André Diniz
Curitiba Beer Club (http://blog.curitibabeerclub.com.br)

Bernardo Couto
Homini lúpulo (http://www.hominilupulo.com.br)

Bruno Couto
Eu Bebo Sim (http://www.eubebosim.com)

Daniel Conde Perez
A volta ao mundo em 700 cervejas (http://700cervejas.blogspot.com)

Fabian Ponzi
Bebendo Bem (http://www.bebendobem.com.br)

Fabio Andreoli
Ein Prosit Empório (http://blog.einprositemporio.com.br)

Fabio Hofnik
Cerveja Brasilis (www.cervejabrasilis.com.br)

Felipe Baptista
Clube da Cerveja Eisenkreuz (http://clubedacervejaeisenkreuz.blogspot.com)

Filipe Gadotti
Clube da Cerveja Eisenkreuz (http://clubedacervejaeisenkreuz.blogspot.com)

Guilherm Schwinn
Gastrobirra (http://gastrobirra.wordpress.com)

Gustavo Corrêa
De gole em gole (http://www.degoleemgole.blogspot.com)

João Fanchin Queiroz
Bar do Jota (http://bardojota.blogspot.com)

João Gabriel Margutti Amstalden
Panela de Malte (http://panelademalte.blogspot.com)

Linus de Paoli
Rotenfuss Bier (http://rotenfussbier.wordpress.com)

Lucas Serafini
Cervejas Especiais (http://cervejasespeciais.blogspot.com)

Luciano Castro
O Mestre Cervejeiro (www.omestrecervejeiro.com.br)

Luís Celso Sniecikoski Jr.
Bar do Celso (http://www.gazetadopovo.com.br/blog/bardocelso)

Manuel Alves Filho
Toque de chef (http://www.rac.com.br/blog/31/toque-de-chef)

Marcelo Ricardo Monich
Cerveja? Gosto sim. (http://monicheascervejas.blogspot.com)

Marcio Beck
A volta ao mundo em 700 cervejas (http://700cervejas.blogspot.com)

Mauricio Beltramelli
BREJAS (http://www.brejas.com.br/blog)

Nicholas Bittencourt
Goronah (http://goronah.blog.br)

Pedro Bueno
Clube da Cerveja Eisenkreuz (http://clubedacervejaeisenkreuz.blogspot.com)

Rafael Borges
Have a Nice Beer (www.haveanicebeer.com.br)

Raphael Rodrigues
All Beers (http://www.allbeers.com.br)

Robson Vergilio
Vergílio - Rótulos Especiais (http://vergilio.wordpress.com)

Tarcísio Rezende
Cervejeiro Caseiro Tarcísio Vascão (http://cervejeirocaseirotarcisiovascao.blogspot.com.br)

segunda-feira, 19 de março de 2012

#Degustação: Wals Quadruppel Strong Ale


Boa noite cervejeiros!
Começo aqui já dizendo que está cerveja está entre as primeiras na minha lista de Dark Strong Ale. Nem dá pra acreditar que é brasileira... Uma cerveja belga feita com tanta perfeição. Chega de papo e vamos ao que interessa! 

Esta cerveja que vem de Belo Horizonte possui um creme muito duradouro e denso, o que permite que aproveitemos 100% do aroma, que por sua vez é remetido a uma certa mistura de cravo, chocolate, café e castanhas. O liquido é escuro âmbar, o álcool está fortemente presente desde o aroma até no paladar. Importante lembrar, e também é umas das minhas partes favoritas nessa receita, que a cerveja é maturada em barris de carvalho francês marinhados em cachaça mineira.

É possível sentir o gosto de mel, toffee, açúcar mascavo, caramelo. O amadeirado marca presença o tempo todo junto com um doce que leva a característica do estilo. 
Com certeza, uma cerveja sem igual. Uma verdadeira Belga com um gostinho brasileiro. Aprovada e recomendada a todos. Uma experiencia magnífica!

Por: Filipe Ricardo Gadotti 

domingo, 18 de março de 2012

#Degustação: Colorado Demoiselle, Café de cerveja ou cerveja com café?

Cervejas porter nunca caíram tão bem ao meu paladar quanto hoje, seja talvez devido a evolução que sofremos ao longo do tempo, devido a procura de cervejas mais encorpadas, amargas, enfim, eis uma excelente representante do estilo para mim, Colorado Demoiselle.
Primeiramente, detalhe ao rótulo das cervejas da Colorado, que apresentam uma beleza ímpar.  Já no copo, um corpo denso, marrom, não passando quase nada de luz, com bolhas densas, de cor marrom, que subiram adequadamente bem para o estilo e tiveram uma duração até que curta. Nos aromas, torrefação e o café marcando muita presença. Na boca, a torrefação volta a marcar juntamente com a qualidade do café usado, nota-se até um leve chocolate, com um final amargo e seco, refrescante até, com o secor marcando por a boca por um tempo.
Uma ótima cerveja, que evoluí conforme a temperatura sobe, única ressalva é que poderia ser mais alcoólica.

Por: Felipe Bosini Gressler Baptista

quinta-feira, 8 de março de 2012

CAMRA - Campaign for Real Ale


Você conhece? Já ouviu falar? O CAMRA talvez seja um dos mais importantes movimentos cervejeiros existentes no mundo. Foi criado na Inglaterra, na década de 70, por quatro amigos, Graham Lees, Mellor Bill, Jim Makin e Michael Hardman, os quais estavam inconformados com a atual situação cervejeira do país,com grandes monopólios e cervejas sem identidade. Foi quando decidiram fundar um movimento cervejeiro que incentivasse as pessoas a voltarem a apreciar a 'Real Ale'. Hoje, o CAMRA tem mais de 135,000 associados, e foi responsável por diversas revoluções cervejeiras no mundo.

Para muitos que não conhecem, Real Ales são cervejas que sofrem a maturação diretamente no barril, sendo este normalmente de madeira, essas cervejas são menos carbonatadas e formam menos espuma que as cervejas normais, e quase sempre retiradas do barril por uma bomba nos pubs. Uma tentativa, e muito bem sucedida, de levar a real ale para o mundo, é a cerveja guiness.

Bombas de Real Ales em um Pub no Reino Unido.
Vale a pena acessar o site e conhecer mais sobre o CAMRA : www.camra.org.uk

Por :Felipe Bosini Gressler Baptista.